Dose de Poder #017 (Dor e Prazer VI)

Tempo de leitura: 2 minutos

“A natureza pôs a humanidade sob o comando de dois soberanos, a dor e o prazer… eles nos governam em tudo o que fazemos, em tudo o que falamos, e tudo o que pensamos: cada esforço que pudermos fazer para nos livrar dessa submissão só servirá para comprová-la e confirmá-la.” – JEREMY BENTHAM

Falando hoje rapidamente sobre dor e o prazer. Esses são os dois grandes senhores que comandam nossa vida, e a boa notícia é que podemos conscientemente criar da forma que desejarmos as associações de dor e prazer.

Vou dar alguns exemplos pra ficar mais claro:

  • Porque você insiste em manter relacionamentos totalmente destrutivos e insatisfatórios? Eu arrisco dizer, que é porque a “dor/medo” do desconhecido é muito maior do que a dor de um relacionamento fracassado. Como diz o ditado, mais vale um pássaro na mão do que dois voando. É esse tipo de paradigma que nos paralisa pelo medo.
  • Quando você se propõe a começar uma dieta e pouco tempo depois abandona. O que aconteceu? Provavelmente a “dor” atribuída ao ato de se privar de comer algo que gostaria era maior do que o prazer de perder 1 Kg ao longo da semana.
  • E quando a pessoa para de fumar somente no momento que o médico diz que a pessoa irá morrer se não o fizer? O que acontece no caso, é que a dor da morte supera a dor de abandonar o vício.
Esteja você consciente disso ou não, a dor e o prazer são os responsáveis por todas nossas decisões.

Entender como isso funciona é fundamental para assumir o controle de sua vida. Assim, você poderá criar como desejar a associações de dor e prazer. Então, sua vida seguirá o caminho que você deseja. Do contrário, você será sempre um coadjuvante da sua própria vida, e se sentirá frustrado cada vez que não conseguir realizar aquilo que deseja.

A chave é ter a clareza do que é melhor pra você no longo prazo, muitas vezes o que pode ser uma dor a curto prazo, será um prazer no logo prazo. Como parar de fumar ou fazer dieta por exemplo. Hoje pode ser muito ruim se esforçar, mas no longo prazo será muito prazeroso.

Importante falar que agimos muito mais para evitar a dor do que alcançar o prazer.

Esse é um assunto bastante profundo que necessita de uma abordagem mais completa. Com certeza eu irei voltar nesse tema, seja em formato de vídeo ou artigo, continuem acompanhando.

O próximo post da série é: Dose de Poder #018 (Sistema de Crença I)

Se gostou comentem e compartilhem. Da uma visitada no meu Facebook também.

Com amor Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *