Dose de Poder #031 (Como Mudar VII)

Tempo de leitura: 3 minutos

“Não há nada que o treinamento não possa fazer. Nada está além de seu alcance. Pode transformar a moral ruim em boa; pode destruir maus princípios e recriar os bons; pode elevar homens a anjos” – MARK TWAIN

No post anterior você viu o PASSO 1 (decidir mudar, porque mudar, e o que te impede de mudar) e o PASSO 2 (como criar alavanca suficiente)

Agora, no PASSO 3 (interrompa o padrão limitador), vou mostrar como distorcer os padrões enfraquecedores, até que não existam mais.
  1. Veja em sua mente a situação que tanto o incomodava.Projete-a como se fosse um filme. Não fique transtornado com isso; apenas as assista uma vez, registrando tudo o que aconteceu.
  2. Transforme a experiência num desenho animado. Acomode-se em sua cadeira, com um sorriso largo e tolo, respire fundo, e projete a imagem de trás para a frente, o mais depressa que puder, vendo tudo acontecer ao inverso.

    Se alguém disse alguma coisa, observe-o engolindo as próprias palavras! Deixe o filme correr para trás bem depressa, depois projete-o para a frente ainda mais depressa.

    Mude agora as cores das imagens, a fim de que os rostos de todos tenham as cores do arco-íris. Se há alguém em particular que o transtorne, faça com que suas orelhas se tornem enormes, como as de Mickey Mouse, e que seu nariz cresça como o de Pinóquio.

    Faça isso pelo menos uma dúzia de vezes, para a frente e para trás, para os lados, riscando o registro das imagens com tremenda velocidade e humor.

    Crie alguma música em sua mente ao fazer isso. Pode ser a sua música predileta, ou alguma melodia típica de desenho animado. Vincule esses sons estranhos à imagem antiga que tanto o transtornava.

    Isso vai com certeza mudar as sensações. A chave de todo o processo é a velocidade com que você faz o filme voltar, e o nível de humor e exagero que consegue associar.

  3. Pense agora na situação que o incomodava, e verifique como se sente agora. Se foi feito com eficácia, você terá rompido o padrão tantas vezes, e com tanta facilidade, que achará difícil, ou mesmo impossível, retornar a esses sentimentos negativos.

Isso pode ser feito com coisas que o vem incomodando há anos.

Por mais simplista que possa parecer, a distorção eficaz de uma situação funcionará na maioria dos casos, mesmo quando há trauma envolvido.

Por que funciona? Porque todos os nossos sentimentos estão baseados nas imagens que focalizamos na mente, e nos sons e sensações que vinculamos a essas imagens especificas.

À medida que mudamos as imagens e sons, mudamos como sentimos. Efetuando-se esse condicionamento várias vezes, fica difícil voltar ao padrão antigo.

Uma maneira de romper o padrão é simplesmente parar de fazer uma coisa.

Se você deixa de manter um padrão, o caminho neural se dissipará pouco a pouco. Depois que uma conexão neural é estabelecida, o cérebro sempre terá um caminho aberto. Mas este torna-se mais ou menos obstruído se não for usado. Como qualquer outra coisa, se você não usar, começa a perder.

Pessoal, esse trecho foi retirado na integra do livro (DESPERTE SEU GIGANTE INTERIOR). Achei importante passar o conteúdo completo.

O próximo post da série é: Dose de Poder #032 (Como Mudar VIII)

Espero que gostem, e se gostar, compartilha  🙂

Com amor Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *