Dose de Poder #032 (Como Mudar VIII)

Tempo de leitura: 2 minutos

“O bem e o mal, recompensa e punição, são os únicos motivos para uma criatura racional: constituem a espora e o freio pelos quais toda a humanidade é impulsionada e guiada” – JOHN LOCKE

Hoje vou falar de algo muito comum que você pode estar fazendo e se prejudicando sem perceber. Leia mais para saber sobre as leis de recompensa e punição (reforço positivo e reforço negativo).

Imagine um casal de namorados, no auge da paixão. Mas essa semana ela está super atarefada com trabalhos escolares, além do treino intensivo para apresentação de ballet e outros afazeres domésticos. Naturalmente ela fica com menos tempo para falar ao telefone com ele.

Ele por sua vez não compreende. Seu ego não permite ver além de suas necessidades afetivas. E ele briga e critica ela no pouco tempo que tem para conversar, dizendo que ela não gosta mais dele e que não da atenção pra ele.

O que acontece numa situação dessa?

Talvez ele não saiba, mas está fazendo ela vincular dor ao fato de falar com ele ao telefone (reforço negativo). É obvio que ele não deseja conscientemente isso, pois ele esta apaixonado e só quer estar mais tempo com ela. Mas a verdade é que ele está criando um sistema de punição em vez de recompensa.

Dessa forma não há como resistir. A tendência é ela se afastar, pois sabe que o contato irá gerar dor.

Tudo isso acontece a maioria das vezes no campo inconsciente. Mas abram os olhos e vejam. Não seria muito melhor se ele deixasse o ego de lado e procurasse ser mais compreensivo? Apoiando e dando força, incentivando o empenho dela nas atividades necessárias? Dessa forma sim ele estaria criando um sistema de recompensa, fortalecendo o relacionamento (reforço positivo).

O ego sempre tentará falar mais alto. É preciso estar bastante atento para perceber e interromper esse padrão enfraquecedor. Se colocar na posição do outro e vibrar amor acima de tudo. Isso sim faz com que os resultados sejam bem melhores.

O próximo post da série é: Dose de Poder #033 (Como Realizar I)

Com amor Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *