O PODER DA GRATIDÃO – 3 técnicas práticas para você começar hoje mesmo.

Tempo de leitura: 13 minutos

O PODER DA GRATIDÃO – Introdução

Meu objetivo com esse artigo é que ao final da leitura você tenha condições de ativar o poder da gratidão. Você precisa praticar para realmente colher os benefícios. Se você ainda tem dúvida se a gratidão funciona de verdade, com essa leitura você terá certeza que funciona. A próxima questão é como fazer, então eu darei as dicas também de como você pode praticar. Quer experimentar o poder da gratidão? Então vamos lá.

o poder da gratidão

A gratidão que transforma nossa vida, embelezando nosso dia, nos tornando pessoas mais felizes, é aquela que pode ser praticada por qualquer um. Essa gratidão está presente nas coisas mais simples da vida.

E quando buscamos entender mais sobre o assunto, a internet também está cheia de desinformação.

É por isso que acho importante me posicionar e trazer pra vocês informações consistentes, através de estudos científicos, que comprovam os benefícios de praticar gratidão. Tudo isso de forma simples para pôr em prática.

A gratidão literalmente transforma o cérebro. Liberamos o neurotransmissor dopamina, e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

Tristeza e felicidade não conseguem conviver num mesmo corpo.

Portanto, se a gratidão é uma prática que libera a felicidade dentro da gente através de reações químicas em nosso corpo, então, vamos entender mais sobre isso e espantar a tristeza de uma vez por todas.

Leia mais para saber:

1. Estudos científicos que comprovam os benefícios da prática da gratidão.
2. Outros benefícios incríveis.
3. Técnicas simples e potentes para praticarmos.

Então vamos lá, são inúmeros estudos que foram feitos e que estão sendo realizados nesse momento, mas eu irei relatar aqui os que me chamaram mais atenção.


1 – ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE COMPROVAM OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA GRATIDÃO.

o poder da gratidão

1.1 – Universidade de Indiana EUA

Pesquisadores chegaram à conclusão: em suma, a prática da gratidão pelas pequenas coisas da vida, traz benefícios ao praticante, e aumenta atividade cerebral na área responsável por esse sentimento.

O método:

Um grupo de 43 voluntários que faziam terapia para tratar de problemas relacionados a depressão e ansiedade.

Todos foram recrutados para seções semanais de terapia em grupo, mas somente 22 pessoas desse grupo eram chamadas a fazer a “sessão de gratidão” antes da terapia.

Nessa sessão, essas pessoas passavam 20 minutos escrevendo cartas de agradecimento a outras pessoas. Esse exercício foi feito somente nos 3 primeiros encontros.

Três meses depois desses encontros foi feito um escaneamento cerebral em todos os participantes. Foram exibidas fotos de pessoas que teriam feito doações em dinheiro à pesquisa em questão, e os participantes deveriam agradecer a essas pessoas enquanto o escaneamento cerebral era feito.

O resultado obtido foi claro:

Aquele grupo de 22 pessoas que haviam escrito as cartas 3 meses antes, apontava a região do cérebro responsável pela gratidão mais desenvolvida e ativa.

Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro.

Gratidão é um sentimento único.

E o mais empolgante é que o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro, pois o grupo que teve um aumento da área cerebral responsável pela gratidão havia feito a prática 3 meses antes do escaneamento, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma.

A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro.

Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Vocês podem conferir o estudo na integra através desse link

1.2 – Gratidão melhora relacionamento amoroso.

Dr. John Gottman, da Universidade de Washington, especialista em relações conjugais, pesquisou casamentos por duas décadas.

Basicamente, se você deseja manter seu casamento saudável, você deve praticar a gratidão dentro do relacionamento.

De forma prática ele diz para mantermos uma proporção de 5 pra 1 ou superior para emoções positivas, ou seja, para cada queixa que você fizer em seu casamento você deve encontrar 5 emoções positivas.

Então, ao invés de viver criticando seu companheiro ou companheira, encontre razões para ser grato por tê-lo ou tê-la em sua vida.

Gente, estamos cansados der ver casamentos desabando como castelos de areia, e os protagonistas parecendo sem entender o que aconteceu. O que levou ao fim? O que poderia ter evitado?

Se estamos dormindo, parece que não temos ação, parece que somos um barquinho que vai para onde o vento levar. Será que não temos o poder de controlar nossas vidas e optar por um casamento feliz e próspero?

Vocês já viram aquelas conversas que acontecem nas reuniões da luluzinha e do bolinha, em que os homens falam mal das mulheres e mulheres falam mal dos seus maridos?

Até quando iremos apedrejar a nós mesmos, e deliberadamente intensificar algo que é como veneno para o relacionamento?

Seu inconsciente procura sempre te proteger, de maneiras que você nem desconfia. Por exemplo, se você fica o tempo todo enviando queixas a respeito do seu parceiro o seu subconsciente começa a arrumar formas de te proteger dessa “dor” e provavelmente será botando um fim ao relacionamento.

Podemos falar mais sobre isso outra oportunidade, por enquanto vou falar dessa dica prática proposta pelo Dr. John Gottman.

Desafio vocês a falarem não só para si mesmos as coisas que são gratas no seu relacionamento, mas fale para seu parceiro e parceira também.

Será difícil só no começo, mas lembre-se que os benefícios irão surpreendê-los.

Conseguimos nos queixar e brigar com nosso marido ou esposa com a maior facilidade. Porque não podemos elogiar e agradecer de coração também? Devemos agradecer e elogiar 5 vezes mais do que criticar.

As críticas devem ser construtivas, elas são necessárias. Mas devem ter um background amoroso, o propósito da crítica é evoluir e melhorar.

Então vamos lá, vamos quebrar essa barreira que nos impede de elogiar e agradecer com sinceridade nosso parceiro e parceira.

Vocês podem conferir sua pesquisa através desse link:

1.3 – Gratidão aumenta o equilíbrio mental.

Estudos de anos tem mostrado que ser grato não apenas reduz o stress como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas.

Um estudo de 2006 publicado no Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnam que expressavam sentimentos de gratidão apresentavam taxas menores de Estresse Pós-Traumático.

Outro estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology apontou que a gratidão foi um dos principais responsáveis pela resiliência de pessoas que passaram pelo atentado de 11 de setembro.

Assim, o ato de agradecer tudo o que tem, mesmo nos momentos mais difíceis, promove a resiliência (capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc).

Isso é muito interessante. Se as pessoas que passaram por grandes traumas, conseguem obter uma melhora na sua qualidade de vida praticando gratidão. Então nós, que temos nossos problemas, mas nunca fomos literalmente pra guerra nem passamos por atentados terroristas. Poderemos colher mais ainda os benefícios da prática da gratidão.


2 – OUTROS BENEFÍCIOS.

o poder da gratidão

2.1 Melhora a saúde física:

Praticar a gratidão faz com que a pessoa tenha a tendência de sentir menos dores e a sentirem-se mais saudáveis do que pessoas que não tem o hábito de agradecer. Isso deve estar ligado ao fato de que pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde (amor próprio).

2.2 Melhora a saúde mental:

Que tipo de pensamentos passam pela sua cabeça? A gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, a gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão. Lembrem-se, que o universo nos entrega em forma de realidade aquilo que “pedimos” pra ele, é o que vibramos internamente.

2.3 Aumenta a empatia e reduz a agressividade:

Alguém passando por um momento difícil na vida? Pessoas gratas são mais propensas a serem mais amáveis e compreensivas mesmo quando os outros não são tão amáveis assim conosco.

Que tipo de companhia você quer ser?

Uma pessoa que eleva os que estão a sua volta pelo seu alto padrão vibratório? Ou uma pessoa que reclama de tudo e briga com todos?

2.4 Dormem melhor:

Quem você leva para sua cama? Não estou falando disso que esta pensando não hehe. O que você costuma fazer ou pensar antes de dormir? Está remoendo os problemas do seu dia? Lembrando como seu chefe te destratou? Lembrando com amargura de alguma humilhação que passou? Pensando naquela discussão que teve?

Para tudo e faz um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo dia. Foco nas coisas boas para que se tenha melhora no sono, irá se sentir revigorado ao acordar.

2.5 Melhora a autoestima:

Pessoas gratas, ao se comparar com outras pessoas, não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um melhor emprego. Auto estima não tem nada a ver com posses.

2.6 Emoções positivas:

Pessoas gratas mantem um nível superior de emoções positivas. São mais alertas, presentes para o momento. Pessoas gratas se tornam mais vivas, animadas e despertas. Possuem mais alegria e prazer em viver. Encaram a vida com mais otimismo e felicidade.


3 – TÉCNICAS SIMPLES PARA ATIVAR O PODER DA GRATIDÃO.

o poder da gratidão

Observação importante: pode não ser tão fácil instalar novo habito. Apesar de se saber de todos os benefícios você precisará “forçar” um pouco e insistir no seu propósito.

O ser humano tende a se manter na zona de conforto, e certamente irá tentar te sabotar com relação a prática desses exercícios.

É assim com qualquer outra rotina. Recomendo a leitura do livro “o poder do habito”

Você poderá experimentar um desconforto e uma resistência muito grande nos primeiros 11 dias da prática de uma nova rotina. Do decimo primeiro até do vigésimo primeiro, estará mais tranquilo, mas ainda sim sua mente irá tentar impedir que você de continuidade a essa rotina que se deseja instalar. É a partir do dia 21 que a nossa rotina é entendida pelo seu cérebro como algo bom realmente, a partir dai você irá conseguir tirar melhor proveito dessa prática.

Força de vontade para chegar nesse ponto.

Espero que todos se mantenham firmes no propósito para incorporar essa rotina diária. Para isso lembrem-se do porquê estão fazendo isso.

Bóra para os exercícios 🙂

3.1 Diário da gratidão:

Todos os dias escrever pelo menos 10 coisas a qual você é grato. No começo pode parecer difícil, mas depois vocês irão perceber que se tornará muito fácil, divertido e prazeroso.

É importante escrever, e envolver as palavras com sentimento de gratidão.
Não se preocupe se esta fazendo certo ou não, de continuidade a essa experiencia e comprove por si mesmo os resultados.

Se você tiver dificuldade de agradecer algo concreto em sua vida, comece agradecendo pela vida. Pelo sol que possibilita a vida, pelo ar que se respira e preenche seus pulmões, por você ter um teto e uma cama para dormir … e assim vai!!!

Procure na medida do possível escrever o nome de 3 pessoas as quais você é grata(o), e escreva o porquê. Pode ser algo simples, como por exemplo ser gato a uma pessoa que te deu bom dia com um sorriso no rosto. Essa prática irá transformar sua vida.

3.2 Por o que você é grato, hoje?

Você não tem que escrevê-las no papel, apenas pense sobre isso. Pode parecer repetitivo, mas é um exercício, isso irá fixar em sua mente, se tornará algo natural.

Você pode fazer isso em qualquer momento do seu dia. Você estará treinando o “musculo” do seu cérebro responsável pela gratidão se lembra? Deixe fluir de forma natural, fale preferencialmente em voz alta, se tiver vergonha, pode fazer mentalmente quando estiver alguém por perto. Mas falar é mais poderoso, não tenha vergonha da luz, de o bom exemplo.

3.3 Agradecer pelo que você pode dar:

Você pode dar conforto a sua família, amor ao seu filho, uma palavra amiga a quem precisa? Quando você é grato pelo que pode oferecer de bom aos outros, o universo possibilita que faça mais disso. Ele te fornece meios para que você continue fazendo o bem e te ajuda a fazer melhor ainda.


Ainda fiz uma conclusão para você logo abaixo, mas antes deixa eu te fazer uma pergunta:

Gostou desse artigo? Se desejar receber as atualizações desse blog se inscreva!

Conteúdos para despertar a consciência.

Melhore sua qualidade de vida! Fique por dentro das atualizações do blog. Inscreva-se grátis!>

Ahnnn tem também um vídeo que fiz sobre a GRATIDÃO. Assiste ai que está bem legal:

Inscreva-se:


CONCLUSÃO:

Ser grata(o) a tudo o que nos acontece é, de fato, a melhor forma de amadurecimento e de se obter sucesso também.

Quanto mais grato você é, mais o universo gira a energia a seu favor. É uma ação de reconhecimento pelo que lhe é dado. Pois, o Universo é imparcial neste quesito. Ele não julga se o pensamento é bom ou ruim, ele apenas responde às vibrações que emanamos. Ele devolve o que mandamos para ele.

E você o que está mandando para o universo? Já agradeceu pelo seu dia? Por ter a oportunidade da vida? Por poder ter o conhecimento de forma acessível e poder fazer suas escolhas?

Comece hoje a mudar, sua vida, sua felicidade depende só de você. Para de projetar no outro hein….. vai pra cima e assuma sua responsabilidade em ser feliz.

Outra ferramenta poderosa para felicidade e elevação espiritual é o PERDÃO. Se ainda não leu esse  artigo, aproveite agora.

Com AMOR Paula.

12 Comentários


  1. This is really interesting, You are a very skilled
    blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more
    of your fantastic post. Also, I have shared your site in my social networks!

    Responder

      1. Oi, Paula! parabéns!! adorei seu artigo, Eu prático a gratidão alguns anos, me sinto um outro ser humano. Seu artigo só me mostrou que estou no caminho certo. Obrigada!! Sucesso.

        Responder

          1. Oi Mônica, que bom que gostou. Pratique sim, e depois se sentir vontade compartilhe sua experiencia aqui 🙂


  2. Bom dia li seu artigo achei alguns pontos bem legais outros não . Quem cuida das nossas vidas e nós ensinar a sermos mais gratos não e o universo mas sim um deus que cuida das nossas vida .deus abençoe

    Responder

    1. Oi Fabriciane, obrigada pela sua contribuição, concordo com você. Acredito que não consegui me expressar corretamente, Deus é o universo, Deus é o TODO tudo que existe está dentro dele, não existe nada fora dele. Portanto, quando falo universo eu me refiro ao próprio Deus, acredito que a palavra universo representa um pouco melhor a imagem da imensidão de Deus. A palavra Deus por si só me parece aprisionar o TODO em uma palavra pequena que não representa sua infinitude. Gratidão, Deus te abençoe

      Responder

  3. Como é bom saber que existem pessoas como você capaz de passar tanta paz e nos dar esperança de sermos seres melhores neste universo! Sou totalmente o contrário dessa pessoa que vc descreve no inicio do texto, sou nervosa, resmungona, grito muito, não agradeço, mal humorada… Enfim, são muitas coisas por muitas desculpas, pois problemas todo mundo tem! A partir de agora, lendo seu artigo, sinto uma vontade infinita de me tornar uma pessoa melhor para mim e para quem me cerca!
    Obrigada e abraços! Ely

    Responder

    1. Oi ely fico Muito feliz em saber que o artigo trouxe reflexões e principalmente consciência.. todos estamos longe de ser perfeitos, porém o primeiro passo para o bem estar e paz de espírito precisa ser dado, parabéns pela iniciativa. Desejo tudo de melhor no seu processo 💓🤗

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *