O Poder das Palavras carregadas de Sentimentos.

Tempo de leitura: 23 minutos

INTRODUÇÃO – o poder das palavras.

Entender o poder das palavras é o começo, para então, utilizar em seu benefício. Fiz esse artigo para despertar em você a consciência que a palavra tem poder. Mas ao terminar a leitura você deve por em prática para sentir o efeito em sua própria vida.

o poder das palavras

A molécula de água congelada, quando observada ao microscópio percebe-se formas bem definidas (geométricas e belas), ou então, possuem formas irregulares e “feias”.

A pesquisa feita pelo Masaru Emoto levanta uma questão muito interessante. A qualidade da água pode ser influenciada pelas nossas emanações? Sentimentos e palavras podem transferir suas qualidades positivas ou negativas para a água?

Devemos lembrar que o corpo humano é composto de 70% água em média. As nossas células estão envolvidas por água de todos os lados.

Dessa forma seria verdadeiro afirmar que: o que vibramos, sentimos e falamos está influenciando a qualidade da nossa água, uma vez que ela faz parte de nós? Até onde a ciência sabe sobre o poder das palavras?

Sendo assim, poderíamos dizer que nossas células se assemelham a peixes num aquário, e que a saúde desses peixes obviamente são influenciadas pela qualidade da água que eles estão imersos.

“A água não só armazena informação mas também sentimentos e consciência.”

Masaru Emoto

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  1. O poder das palavras.
  2. A Experiência do Dr. Masaru Emoto.
  3. O posicionamento da Ciência tradicional sobre essa pesquisa.
  4. Propostas de exercícios para melhorar sua vida.
  5. Conclusão/ Resumo.

1. O PODER DAS PALAVRAS

o poder das palavras

A palavra é uma arma extremamente poderosa. A fala é uma declaração ao universo, podemos não ouvir após determinada distancia, mas na verdade a vibração dessas palavras ecoam por todo infinito espaço.

A sabedoria oriental diz: “Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.” TAO – A sabedoria do silêncio.

Toda palavra pronunciada carrega (transporta) energia. Não só a energia perceptível aos olhos (o som), mas também uma energia mais sutil (chi). E o Chi, carrega consigo a energia de criação, manifestação. Esse é o poder das palavras.

O simples fato de falar já gasta certa quantidade energia, se falamos besteiras, alem de estar gastando energia a toa, estamos contaminando negativamente a atmosfera que estamos inseridos.

Suas palavras são reflexo do seu interior. Se você fala o que não acredita gera internamente um conflito muito grande, instala-se uma desarmonia em sua energia.

Coerência entre consciência, discurso e ação deve ser uma prioridade

“Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.” TAO – A sabedoria do silêncio.

A pior coisa que pode acontecer é você deixar de acreditar em você mesmo.

Isso pode acontecer toda vez que você falar, que vai fazer algo e não fizer. Após repetidas vezes que você deixar de cumprir algo, o seu inconsciente deixará de acreditar em você.

E se você próprio já não acredita mais, as chances de realizar o que se deseja serão diminuídas consideravelmente.

O contrario também é verdadeiro. Quando você se acostuma a cumprir suas promessas, cada vez que você disser que irá realizar algo, nem você nem o universo irá duvidar, então suas chances de realizar são realmente grandes.


1.1 A física quântica

o poder das palavras

O físico pioneiro Sir James Jeans escreveu: “O fluxo do conhecimento está seguindo em direção a uma realidade não mecânica, o Universo começa a se parecer mais com um grande pensamento do que com uma grande máquina. A mente já não parece ser um intruso acidental no reino da matéria, devemos antes saudá-la como a criadora e governadora do reino da matéria. (RC Henry, “O Universo Mental”; Nature 436: 29, 2005)

A física quântica tem demonstrado como a consciência altera a realidade. Então se o sentimento gera um pensamento que gera palavras e atitudes, então, a palavra é o decreto final de sua consciência, e estará reforçando sua realidade.

Já revelado “O Segredo”, dizendo que nossos pensamentos e sentimentos moldam nossa realidade, é um conceito simples, mas que iremos entender a fundo durante nossa jornada aqui nesse blog.

Através do experimento da dupla fenda, a física quântica comprova como o observador pode determinar a forma que o átomo se comporta. Iremos falar mais sobre isso futuramente, por hora, podemos entender que é nossa consciência que cria a realidade que vivemos.

Vejam a questão nº 33 do livro dos espíritos aqui, que fala sobre como é possível modificar as propriedades da água através da intenção consciente.


1.2 Nosso estado emocional.

o poder das palavras

“A água é um espelho que tem a capacidade de nos mostrar o que não podemos ver”

Masaru Emoto

Agora eu quero que você duvide de mim, e faça o teste. Sinta como as palavras podem afetar seu campo energético e promover melhora no seu estado emocional. Utilize o poder das palavras para uma vida mais equilibrada, harmônica, produtiva e feliz.

Eu sempre utilizo as afirmações poderosas, mais do que afirmações são declarações, é o meu decreto ao universo, e eu acredito 100% nas palavras que estou emitindo.

Pode se utilizar a qualquer momento do dia, mas eu acho que logo cedinho quando se levantar e antes de dormir essas declarações são potencializadas.

Experimente falar em voz alta ao acordar, e sinta o poder das palavras:

  • EU UTILIZO O PODER DAS PALAVRAS EM MEU BENEFÍCIO.
  • EU SOU FELIZ.
  • EU TENHO UMA VIDA PLENA E ABUNDANTE.
  • EU SOU ABENÇOADA.
  • EU SOU UMA BOA MÃE/ PAI.
  • EU SOU UMA BOA ESPOSA/ MARIDO.
  • EU ME AMO.
  • EU SOU GRATA(O) PELA MINHA VIDA.
  • EU SOU BEM QUISTA(O) POR ONDE VOU.
  • A VIDA É UM PRESENTE.
  • HOJE TEREI UM DIA MARAVILHOSO.
  • HOJE SEREI MELHOR DO QUE ONTEM.
  • O PROGRESSO É CONSTANTE EM MINHA VIDA.
  • EU SOU PRÓSPERA(O)

E assim por diante. Você pode criar suas declarações matinais, e declarações de gratidão ao acordar e antes de dormir.

Quando você fala, e acredita em suas declarações, você está emitindo um sinal claro ao universo, está emitindo uma frequência de vibração, é impressionante como as coisas começam acontecer de acordo com o que você esta emanando, pois existe a ressonância vibracional que irá atrair a mesma frequência que emite.


1.3 O poder da oração.

o poder das palavras

“A água é “a alma do universo” ela registra as vibrações dos sons, cores, formas, palavras, emoções e pensamentos. A água registra as intenções de cada um”

Masaru Emoto

A oração é uma poderosa ferramenta de comunicação com a “energia universal”. Cada um tem sua crença, e isso não interfere em nada, independente do que você acredita, se é Deus, se é o vácuo quântico se é Olorum ou qualquer outro nome que se de.

A oração é o melhor canal de comunicação com essa energia superior que sustenta a vida em todo universo.

Você não precisa utilizar palavras adequadas para se comunicar, Deus ouve seus sentimentos, não suas palavras, então não se preocupe com a forma, mas sim com a essência, o sentimento que envolve sua oração.

Mais adiante nesse artigo você irá ver como a oração afetou a formação molecular da água no experimento do Masaru Emoto.

Por hora eu só gostaria de despertar em você o interesse pelo habito da oração. Iremos aprofundar esse assunto em outra oportunidade.


2. A EXPERIÊNCIA DO DR. MASARU EMOTO.

o poder das palavras

O Dr. Masaru Emoto, é um cientista japonês, que pesquisou a fundo os cristais formados pelas moléculas de água congelada. Ele coletou amostras de água de rios poluídos e nascentes limpas para comparar a geometria formada.

O mais interessante é quando ele submete amostras de água a determinadas palavras (positivas e negativas), e compara o resultado. Ele faz o mesmo com músicas, expondo as amostras de água a sinfonias harmoniosas e outras com Heavy metal, e isso afeta a formação molecular da água.


Comparativos:

Vamos ver alguns resultados dessa pesquisa.

Água poluída e como ficou após uma oração de um monge budista.

Antes da oração
o poder das palavras

Depois da oração
o poder das palavras

O poder de transformação de uma oração é proporcional a fé que se aplica. Uma oração carregada de sentimentos sublimes podem alterar a propriedade física da matéria.

Portanto, quando for orar, seja positivo.

Perceba a diferença dessas duas frases:

  1. Por favor Deus, não permita que eu fique doente.
  2. Obrigado Deus por me conceder muita saúde.

Agora vamos ver o resultado desse outro comparativo:

Lago Biwako (poluído)
Lago Biwako (poluído)

Rio Shimanto (limpo)
Rio-Shimanto-(limpo)

Então ele colocou potes com a mesma água e rotulou com palavras, e diariamente ele falava essas palavras direcionando para o pote.

Pote com a palavra “Demônio“:
Pote com palavra Demônio

Pote com a palavra “Eterno“:
Pote com a palavra Eterno

Agora a primeira imagem é para a palavra “Nojo” e a outra “Amor”, vejam só:

Pote com a palavra “Nojo“:

Pote com a palavra “Amor“:
o poder das palavras


A música também influencia nosso estado emocional (sentimentos).

Quando o Dr. Emoto expôs amostras de água a vibração de músicas, obteve o seguinte resultado:

Essa primeira imagem é o cristal de água exposto a musica estilo Heavy metal que fala de coisas destrutivas:
Cristal de água com Heavy metal

Essa outra é o cristal de água formado depois de exposto a música imagine de John Lennon.
o poder das palavras

Não é difícil perceber como as músicas podem induzir estados emocionais. Se você vai fazer uma atividade física, uma corrida ou musculação, uma música mais agitada irá ajudar. Da mesma forma se você irá praticar meditação, ou se deseja fazer um relaxamento, existe músicas apropriadas pra isso.

Hoje em dia já estamos nos acostumando com o termo musicoterapia, pois o homem já reconheceu que a música tem a capacidade de alterar nosso estado vibratório, promovendo melhor equilíbrio entre as forças sutis do nosso corpo.

Realmente impressionante o experimento do Dr. Masaru Emoto não acharam? Isso nos abre bastante os olhos para o poder das palavras juntamente com o sentimento.


Trecho de uma entrevista com o Dr Masaru Emoto

O Dr. Masaru Emoto deu uma entrevista para um site norte americano, confira alguma perguntas e respostas, para ler na integra clique aqui

Pergunta:
Como os pensamentos positivos nos afetam, o ambiente em que vivemos e o planeta como um todo?
Resposta:
Palavras positivas, fotos e orações podem fazer com que a água crie cristais de água hexagonais bonitos, mas palavras negativas criam cristais de água feios. Qualquer criatura viva é feita de água e até os minerais e o próprio planeta é composto de água. Portanto, os pensamentos positivos podem tornar as coisas lindas e harmonizadas.

Pergunta:
Neste mundo acelerado quando as pessoas estão presas em uma rotina, como você acha que as pessoas podem manter uma perspectiva positiva?
Resposta:
Deixe suas ações basear-se nos pensamentos de amor e gratidão. O amor é uma energia que dá e a gratidão é uma energia receptora. Se você sempre tem essas duas palavras em sua mente e suas ações são baseadas nesses conceitos, você pode naturalmente dar energia positiva às pessoas.


Reflexão:

Se você deseja saber mais sobre isso tudo, indico o filme “quem somos nós”, que irá falar um pouco mais sobre quântica, e como nosso pensamento influencia a realidade que experimentamos.

Agora que você já sabe disso tudo, vamos refletir:

  1. Se mais de 70% do nosso corpo é formado por água, estamos contribuindo de forma positiva ou negativa com a saúde de nossas células?
  2. Está mais fácil agora perceber porque existem tantas pessoas doentes?
  3. Não seria prudente cuidarmos melhor do que falamos pensamos e sentimos?

Esse é um apelo para abandonarmos hábitos destrutivos, constantemente somos pegos tendo pensamentos ofensivos, nocivos, punitivos, sem falar do quanto julgamos.

Quando pensamos ou pior, falamos algo ruim de alguém, não importa a distancia, estaremos enviando uma carga energética para essa pessoa, e inevitavelmente essa frequência vibratória retornará para quem enviou. Essa é a lei do electromagnetismo, não tem como escapar.

Então, na realidade, quando emanamos algo polarizado negativamente para quem seja, em ultima instancia, estamos prejudicando a nós mesmos, criando nossa realidade de acordo com o que emitimos.

Então, a partir de agora, teremos mais atenção com nossos pensamentos e principalmente palavras.

Desafio:

Eu proponho um desafio: abolir algumas sentenças que ocorrem normalmente sem percebemos.

Não iremos mais utilizar o poder das palavras contra nós mesmos:

  • EU NÃO CONSIGO.
  • EU NÃO POSSO.
  • EU NÃO MEREÇO.
  • EU NÃO SOU FELIZ.
  • EU SOU BURRO.
  • EU SOU FRACO.
  • EU SOU RUIM NISSO.

A lista é enorme, eu só estou dando alguns exemplos.

Vamos utilizar o poder das palavras. Podemos substituir essas declarações acima pelas aqui abaixo:

  • EU CONSIGO, só preciso treinar mais.
  • EU POSSO, a questão é a hora certa.
  • EU MEREÇO, sou tão merecedor como qualquer outro ser humano.
  • EU SOU FELIZ, eu nasci para ser feliz.
  • EU SOU INTELIGENTE, só preciso estudar mais.
  • EU SOU FORTE, só preciso cuidar melhor da minha alimentação.
  • EU POSSO SER BOM NISSO.

Sempre irá existir uma maneira positiva de ver as coisas, e isso faz toda a diferença.

Thomas Edison falhou milhares de vezes até descobrir como funcionava a lampada elétrica. Mas como falhar ou ter sucesso é questão de perspectiva, quando perguntaram pra ele sobre as milhares de vezes que falhou em seu experimento, ele respondeu dizendo que não falhou, que na verdade teve sucesso em provar que aquele jeito de fazer não era o correto.

o poder das palavras


O que está achando desse artigo?

Para ficar sabendo das atualizações do blog cadastre-se abaixo:

Conteúdos para despertar a consciência.


3. O POSICIONAMENTO DA CIÊNCIA TRADICIONAL SOBRE ESSA PESQUISA.

o poder das palavras

Quanto o ser humano sabe de fato sobre a realidade?

Até alguns anos atrás a terra era o centro do universo e sua forma era quadrada. Quando Galileu se atreveu a defender a teoria heliocêntrica (que a terra gira em torno do sol), em 1633 ele foi condenado a prisão domiciliar até sua morte.

Foi somente em 1992 que um papa reconheceu que a condenação de Galileu foi um engano:

“O erro dos teólogos da época, quando mantinham a centralidade da Terra, era o de pensar que o nosso entendimento da estrutura física do mundo era, de algum modo, imposto pelo sentido literal da Sagrada Escritura”, afirmou João Paulo II na época.

Eu particularmente admiro a ciência, e sempre acompanho as inovações tecnológicas, principalmente relacionadas a física quântica e a compreensão sobre o tempo. Mas eu entendo a limitação da ciência atual.

A ciência rejeita tudo que não se pode comprovar através dos métodos estipulados, que são dependentes dos aparelhos existentes. Então o ser humano em sua atual condição, fica limitado a comprovar cientificamente somente o que os instrumentos atuais conseguem perceber.

Dessa forma, a visão da ciência é proporcional ao avanço tecnológico.

Não vejo problema nisso, mas isso causa uma certa lentidão para evolução.

Irá chegar o momento que espiritualidade e ciência caminharão de mãos dadas, porque na verdade não há distinção entre um e outro. O que convencionamos chamar de lado espiritual, nada mais é do que o outro lado da moeda. Não há nada de mistico ou sobrenatural nisso, é apenas uma outra dimensão que vibra numa frequência superior.

“A vida é amor, que é um dom de Deus, e a morte é a gratidão por ter ido a uma nova dimensão”

Masaru Emoto

Mas em fim, a ciência atual não aceita como verdade o trabalho do Dr. Emoto, pois dizem não ter cumprido todos os requisitos do método cientifico.

A questão é que se ciência tradicional aceitar que a consciência pode alterar as propriedades físicas das moléculas de água, haveria um caos total. Eles precisariam revisar e começar do zero uma infinidade de postulados tidos como imutáveis. A realidade que eles construíram seria desmoronada.

Aceitar que a água pode entender o que o ser humano está emanando pra ela significa dizer que a água possui um certo nível de consciência. E isso pra eles é o fim da picada. Somente através da física quântica que conseguirmos entender esses fenômenos. É inútil tentar isso com a física Newtoniana casualística.

Pesquisas tendenciosas?

Alguns dizem que poderia haver tendencias na seleção de fotos por parte do Emoto e sua equipe, vejam a resposta dele quando questionado em relação a isso:

“Esta é uma das áreas mais difíceis de esclarecer. No entanto, ao continuar essas experiências chegamos à conclusão de que a água está reagindo às palavras reais. Por exemplo, para a nossa viagem à Europa, tentamos usar as palavras “obrigado” e “tolo” em alemão. As pessoas da nossa equipe que tomaram as fotografias reais dos cristais de água não entenderam o alemão para “você tolo”, e ainda assim conseguimos obter exatamente o mesmo tipo de resultados nas diferentes formações de cristal com base nas palavras usadas “.

Ou seja, o que a água entende não é a palavra em si, mas a intenção por trás da palavra, o sentimento.

Bom, a questão é que a ciência tradicional predominante no planeta atualmente não esta pronta para entender como se processa essas questões, eles ainda estão engessados no antigo modelo e desconhecem o que se passa no mundo subatômico.

É direito de cada um acreditar no que quiser. Lembrando somente que são nossas crenças que determinam nossa realidade.


4. PROPOSTAS DE EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA VIDA.

subir na vida

Nesse ponto é importante que tenha ficado claro sobre “o poder das palavras”. A palavra por si só não consegue alterar nada. Mas, sim o que está por trás das palavras, o sentimento. A palavra só da forma ao sentimento, o verdadeiro poder está no sentimento.

Finalmente as dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1)  Água solarizada:

Para essa técnica, utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, (eu prefiro garrafa, é importante que seja de vidro). Então, você completa com água potável e deixa descansar ao sol por pelo menos 4 horas para que a água possa ser carregada com a energia solar.

Deverá ser tomado 500ml por dia, sendo um copo pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir.

Você também poderá usar garrafas coloridas, ao beber a água colorizada e solarizada. Estamos pondo todas as nossas células a vibrar na frequência de determinada cor. Essa cor afeta o nosso corpo físico e mental, nessas garrafas você pode escrever em baixo palavras harmoniosas, e declarar para essa água em voz alta com firmeza e convicção o que se deseja.
Se você se interessou, sugiro que pesquise um pouco mais na internet sobre esse assunto, tem bastante coisa legal sobre isso.

2) Água e música:

Colocar a água exposta a uma musica relaxante, tranquila, essa pratica já vai modificar todas as moléculas da água da garrafa e quando você a beber modificará as suas águas também.

Alguns estudos já indicam que música ajuda no crescimento saudável de plantas. E agora você já sabe que também influencia na formação molecular da água.

3) Musicoterapia:

Música calma, essa é uma técnica que uso muito nas minhas consultas. Inclusive todos meus atendimentos são feitos com uma musica de fundo relaxante para acalmar.

A musica além de trazer a sensação de bem estar, pois a energia/ vibração que ela produz ira entrar em ressonância diretamente com suas águas ou seja suas emoções.

Então tire alguns minutinhos do seu dia para fechar os olhos e relaxar com uma música harmônica.

Vamos nos conscientizar sobre o poder das músicas. Se você só ouve músicas que falam de morte, traição, perda, desgraça, abandono etc (parecido com o que vemos nos jornais). Então, isso fará parte da sua vibração. Ligue as anteninhas e preste atenção que tipo de vibração você esta ingerindo com as músicas. Saiba que isso irá influenciar na sua realidade, pois nossa realidade é o reflexo de nossa vibração interna.

Não estou falando que você não pode continuar ouvindo as musicas que você gosta que não possuem letras adequadas. Pode continuar ouvindo, a diferença é que agora você tem consciência. Essa é minha missão, ajudar a despertar a consciência e o amor no coração e na mente de vocês.

4) Consistência:

Não adianta fazer um dia e parar. Você precisa entender que são praticas positivas que ao tornar elas um habito, você irá colher bons resultados. Permita-se realizar essas práticas com uma frequência mínima de 60 dias. Somente após esse período você irá conseguir avaliar os resultados.

Antes de fazermos uma conclusão sobre tudo isso deixa eu te mostrar uma coisa.

Eu fiz também um vídeo sobre esse assunto. Confere ai, está super legal:

Inscreva-se: 


5. CONCLUSÃO/ RESUMO

O Dr. Masaru Emoto realizou uma extensa pesquisa sobre como nossa consciência interfere na formação geométrica dos cristais de água.

A água possui a capacidade de receber e armazenar informação. A qualidade da água é influenciada pelas vibrações que ela recebe.

Quando emitido intencionalmente palavras elevadas como amor, gratidão, paz, etc, verifica-se uma formação harmônica e bela nos cristais de água.

Quando direcionado palavras como ódio, rancor, mágoa para as amostras, observou-se a formação de cristais feios, e discrepantes.

Lembrando que não é a palavra propriamente dita que influencia na formação de cristais belos ou disformes. O que possui esse poder para alterar a propriedade é a intenção. O sentimento que envolve as palavras.

O mesmo verificou-se com relação a música. As amostras de água expostas ao som de heavymetal que falava sobre morte por exemplo, tinha sua forma distorcida. Semelhante ao cristal de água de um rio poluído.

Já a amostra de água que foi submetida a sinfonias de Beethoven, teve os cristais similares ao de uma nascente de água pura.

Outro experimento feito, foi para verificar o poder de uma oração. Então coletou-se uma amostra de um rio poluído do Japão e verificou-se a forma do cristal congelado. Constatando uma forma irregular e feia, pois o rio estava poluído. Então, foi realizada uma oração de um monge budista direcionada para recuperação dessa água. E verificou-se a formação de um cristal harmonioso e belo após ter recebido a oração.

Ou seja, a oração, assim como palavras carregadas de sentimentos positivos, são capazes de alterar o arranjo molecular da água.

É nesse ponto que lembramos que nosso corpo é constituído basicamente de água. Por volta de 75% “coincidentemente” assim como o planeta que habitamos.

Então, podemos concluir que “nossas águas” estão constantemente em contato com nossa vibração. O que sua consciência esta emanando? Medo? Raiva? Rancor? Tristeza? Solidão?

Sua água irá assumir esse mesmo formato.

Para contribuir com sua saúde e bem estar, você deve avaliar e estar atento sobre como esta vibrando. Alimente seu coração com mair amor e gratidão, ajude outras pessoas, sorria, celebre, dance, comemore cada dia de sua vida como um presente, e se esforce para ser o melhor que pode ser.

Assim, você estará em harmonia com o fluxo de crescimento amoroso do universo. Começará a provar o gostinho bom de cada dia subir um degrau na vida. Seja na sua vida profissional ou pessoal, a tendência é que tudo na sua vida fique melhor a cada dia.

Gratidão enorme por estar comigo até aqui.
Se você chegou até aqui é porque isso faz sentido pra você, então compartilha, curte e deixe seu comentário. É importante também pra eu saber se estou no caminho certo.

Desejo muita luz em seu caminho, e até a próxima.

Com AMOR Paula.

15 Comentários


  1. Paula, descobri hoje seu blog ao pesquisar sobre florais, e literalmente me interessei por todo conteúdo! Dei uma geral e, com certeza vou acompanhar todas as postagens!

    Responder

    1. Oi Graziele, que bom receber seu comentário. Fico muito feliz em saber que gostou do conteúdo. Gratidão por estar aqui comigo. Até logo 🙂

      Responder

  2. Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!

    Responder

  3. Eu assisti hoje quem somos nós , resolvi procurar a respeito da forma da água e abri sua matéria. Achei maravilhoso . Gratidão, suas sugestões iram me ajudar muito com ctz !!!

    Responder

  4. Artigo excelente :). Acabei de me deparar com o seu blog e gostaria de dizer que realmente gostei de navegar pelas postagens do seu blog. Afinal, estarei assinando seu feed e espero que você escreva novamente em breve!

    Responder

  5. Esse ano de 2020 foi tudo muito complicado cada vez uma
    nova bomba aparecia. Espero que 2021 seja mais calmo.
    Super agradeço pelo seu artigo foi bem útil. Compartilhei
    no meu pinterest e obrigado pela informação.

    Responder

  6. Poxa até que fim encontrei o artigo que estava precisando
    e ajudou muito. Infelizmente na internet e no youtube
    não encontrei bons conteúdos sobre esse assunto.
    Compartilhado nas redes sociais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *