O que é EMPATIA e como essa prática pode melhorar sua vida.

Tempo de leitura: 15 minutos

O QUE É EMPATIA?

Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro, sem qualquer tipo de julgamento. É a compaixão sendo exercitada. Empatia é a experiência de entender os pensamentos, sentimentos e condições da outra pessoa do ponto de vista deles, e não do seu próprio. Para saber realmente o que é empatia é preciso vivenciar. Por isso escrevi esse artigo, para lhe mostrar como pode praticar e sentir os efeitos.

Alem desse artigo eu também fiz um vídeo sobre esse assunto. Quer assistir?

Voltando, você já tentou se imaginar no lugar do outro para entender o que ele está sentindo ou experimentando. Às vezes é voluntário e outras vezes pode ser involuntário, especialmente para alguém que é um empata natural.

A verdadeira empatia é um estado de ser. Quando vivemos de forma empática, nos relacionamos de forma plena com a experiência de vida. Viver como um empata, nos conecta aos outros, a nós mesmos e a inteligência universal (O Todo) da qual somos parte.

Todos nós podemos experimentar empatia até certo ponto, mas existem níveis. Os empatas naturais, experimentam em um nível tão intenso, que eles têm dificuldade em distinguir entre suas próprias emoções e aquelas que absorvem de seu ambiente.

Não confundir EMPATIA com SIMPATIA.

A simpatia gera conexão também, mas em um nível muito menor. A pessoa simpática a outra, é capaz de perceber mais ou menos o que esta acontecendo com a outra pessoa. Se ela está feliz ou triste, desanimada, calada, introspectiva, com medo e inúmeras outras possibilidades. Mas o simpático não sente o que a pessoa sente, ele conecta superficialmente.

Uma pessoa pode ser simpática e indiferente ao mesmo tempo. A pessoa pode até fingir simpatia. Mas, não é possível fingir empatia. Pois a empatia é sentida, é solidária e compassiva. Vou colocar aqui em baixo uma animação muito bonitinha que explica muito bem a diferença:

Por isso, é muito difícil para o empata não “absorver” as energias alheias, (pensamentos e sentimentos). Então, vamos falar mais sobre isso  🙂

Nesse artigo você ainda irá ler:


OS BENEFÍCIOS DE SER UM EMPATA

O que é empatia

Os benefícios de ser um empata, é que você atua sempre dentro do fluxo Divino, com compaixão, respeitando o irmão, respeitando o espaço do próximo, e limpando qualquer tipo de julgamento.

Pois, quando você se coloca no lugar da outra pessoa, você consegue se conectar com a energia dela, e começa verdadeiramente se colocar no lugar do outro.

Muitos são os benefícios de ser um empata. Viver de forma mais respeitosa, praticando a compaixão. Isso por si só já é capaz de promover mudanças profundas em sua vida. Com certeza será uma vida mais feliz, porque a felicidade é abundante quando se vive em fluxo com a fonte universal de amor infinito.

Mas vamos falar de maneira mais prática sobre os reais benefícios de ser um empata:

  1. Proteção contra vazamento energético.

    Ao se colocar no lugar de outra pessoa, você consegue entender e respeitar os limites do próximo. Deixando as críticas e julgamentos de lado, beneficiando sua energia. Porque a partir do momento que você entra em uma energia de crítica e julgamento, seu padrão vibratório cai.

    Automaticamente quando você se coloca no lugar da outra pessoa você se blinda conta e contra esse vazamento energético. Quando você se coloca no lugar da outra pessoa, você também exercita a compaixão, é um olhar de amor para com o próximo, é um ato de respeito.

  2. Negócios mais assertivos.

    As situações da sua vida começam a ser mais assertivas, porque, a sua percepção muda. Quando você se coloca no lugar do outro, a sua percepção se torna aguçada. Você precisa estar consciente, você necessita estar no presente, no agora.

    Quando você se coloca no lugar da outra pessoa, automaticamente sua percepção muda. Você começa a prestar atenção aos detalhes, até mesmo a expressão corporal da pessoa, tudo de uma maneira muito delicada e amorosa. Quando a gente se coloca no lugar da outra pessoa fica mais fácil então entender, o que o outro quer, e o que o outro deseja, beneficiando assim até para futuras parcerias.

    Um exemplo: uma pessoa que vai vender uma casa e quer vender a todo custo. Simplesmente não respeita o desejo e a personalidade do cliente. Quando essa pessoa apresenta uma casa totalmente distorcida da visão inicial do seu cliente, existe um choque de energia entre cliente e vendedor. Porque, o vendedor não escutou as necessidades, não pegou a personalidade, não se colocou no lugar do cliente.

    Quando você exercita a sua empatia, fica muito mais fácil os negócios serem assertivos.

    Essa venda até então que seria uma frustração e um choque de energias, no entanto, passa a ser algo mais pensado e respeitoso com seu cliente. Você vai lembrar das necessidades dele:
    – Poxa vida, ele tem filhos, aqui seria importante ter um espaço para criança.
    – Humm, vamos esperar mais um tempo para ver se a gente acha alguma coisa bem legal então, no estilo desse cliente.

    Quando você passa a agir dessa maneira, você conquista a confiança do próximo, além de obviamente elevar o seu padrão vibracional, exercitando a sua percepção e a sua compaixão.

  3. Desenvolvimento das habilidades intuitivas.

    Suas habilidades extra-sensoriais podem disparar praticamente da noite para o dia. Uma vez que você aprende a administrar sua energia, abre caminho para elevar sua intuição. Dessa forma, você vai aprendendo melhor como acessar a consciência universal para obter sabedoria e conselhos.

  4. Elevação do poder de Co-Criação.

    Você passa a manifestar sua realidade mais facilmente! Sua habilidade para criar a realidade é muito mais forte quando você aprende a usar o poder da intenção, alinhado com uma vibração emocional elevada.

    A empatia, como já falado, eleva seu padrão vibratório. Tudo que é criado através do amor, gera alegria, promove e celebra a vida.

  5. Elevação do poder de CURA.

    Suas habilidades de cura melhorarão consideravelmente, contanto que você aprenda a soltar e confiar em seu fluxo de energia, sem temer que seja drenado pelos outros. Na realidade, quando você cura os outros, você se cura.

  6. Contato com o verdadeiro EU.

    Você pode se conectar facilmente com o seu EU interno para obter ajuda e suporte. A maioria dos empatas tem sentimentos de anjos ajudando-os.


EMPATIA NÃO É SOMENTE PARA O OUTRO

O que é empatia

Quando falo o que é empatia, não vejo simplesmente como uma habilidade de escuta ou algo que podemos oferecer aos outros. Se queremos viver de forma plena, elevando nossa consciência nossa auto responsabilidade, prosperando na jornada espiritual. Em primeiro lugar, teremos que desenvolver uma relação próspera com nós mesmos.

Estamos nos tornando cada vez mais conscientes do poder e influência de nossa mente extraordinária em co-criar nossa jornada. Há inúmeros livros e vários estudos científicos, que estão conectando os pontos entre ciência, espiritualidade e energia.

A mecânica quântica avança comprovando nossa capacidade humana para escolha consciente de como a realidade se manifesta.

Quando ouvimos nossas vidas através do nosso pensamento lógico, estamos ouvindo a vida através da inteligência de nossa mente. Quando ouvimos nossas vidas através de nossas emoções, estamos ouvindo a vida através da inteligência do nosso coração. Precisamos de ambos. A empatia está no centro da nossa capacidade de nos envolvermos com a vida, tanto sob a óptica do nosso coração quanto da nossa mente.

Feche os olhos e me diga: Qual é a coisa ou pessoa mais importante no mundo?

Se você respondeu que são seus filhos, esposa, marido, pais, irmãos, trabalho ou qualquer outra coisa que não seja VOCÊ, então, você deve repensar. Medite um pouco sobre isso.

Pode parecer contraditório, mas não é não. Que tipo de relacionamento você irá atrair se não tiver amor próprio? Como entender as necessidades dos outros se mal conhece as suas?

É o processo de olhar para dentro antes de olhar para fora. Você precisa reconhecer a si próprio como Deus, antes de reconhecer os outros. Somente com um olhar amoroso para dentro de si mesmo que irá despertar a empatia com o outro. Até que você não tenha resolvidos questões internas, não será possível praticar a empatia em sua plenitude.

Para isso é preciso se conhecer, através do olhar amoroso para dentro. Esse blog é para te ajudar nesse processo.


COMO PRATICAR A EMPATIA?

O que é empatia

Você se coloca no lugar da outra pessoa e pensa:
– Será que eu gostaria disso? Será que seria bom para mim?

Podemos ser muito empáticos, mas se não demonstrarmos, e se não colocarmos em prática, isso não serve para nada.

Vou listar aqui algumas atitudes características dos empatas:

  • Saber ouvir.
    Você deve silenciar sua mente enquanto ouve, isso se chama ser um ouvinte ativo. Quando ouvimos uma pessoa, mas internamente permitimos uma alta atividade de pensamentos, não estamos sendo bons ouvintes. Dificilmente irá se conectar com a pessoa de forma empática.
  • Expressão corporal.
    Muitas vezes um abraço, um beijo, um toque carinhoso, gera muito mais conexão do que qualquer palavra de consolo. Nem sempre o empata precisa falar algo.
  • Bom humor.
    Reagir de forma bem-humorada quando estiver frente a alguém desanimado. Você pode transferir uma cota de energia positiva que pode ajudar a pessoa. Sofrer junto com a pessoa dificilmente irá ajudar.
  • Expressar o amor.
    Ser gentil, se expressar com delicadeza, ser cortês nas palavras e atitudes. Não é gostoso conviver com pessoas gentis? Então seja essa pessoa.Não se irrite ou se aborreça facilmente com as pessoas. O auto conhecimento e fortalecimento do seu centro de energia, assim como o cultivo do amor incondicional, fará você compreender os outros em um nível muito elevado.

Quem ama não faz comentários maldosos, não faz piadas nem brincadeiras de mal gosto, não fala algo somente para magoar o outro, etc.

  • Infinitas possibilidades.
    Não existe uma lista de coisas ou atitudes que classifique o empata.

    O empata pode ajudar a resolver um problema ou simplesmente ver uma pessoa do outro lado da calçada e se conectar com ela, dizer mentalmente “eu te amo”, “eu te abençoou”, “eu te curo”, “luz em seu caminho”. Deixar emanar do seu cardíaco o amor pela vida e pelas outras pessoas.

 


QUAL É A DIFICULDADE DE SER UM EMPATA?

O que é empatia

A empatia pode ser desenvolvida por qualquer pessoa só através da nossa percepção. A dificuldade de um empata na realidade, é quando ele não consegue discernir o que é dele e o que é do outro.

Quando a nossa energia está muito distorcida, quando o nosso padrão energético está muito em desequilíbrio, não conseguimos definir o que é nosso e o que é do outro.

Muitas vezes, estamos para fechar um negócio, e você está fazendo a negociação, assimilando as características do negócio, de repente você entra na história de uma maneira que você não consegue sair.

Você sente aquela emoção como a profundidade que você não consegue sair. Chamamos isso de perder o contorno. Perdemos o contorno de quem somos e de quem é o próximo.

A grande dificuldade de um empata é essa, porque quando ele está em desequilíbrio, ele sente as emoções das pessoas e do mundo de uma maneira muito intensa, o desequilibrando mais ainda.


DICAS PARA COMEÇAR HOJE MESMO

Dica nº 1: exercitar a percepção e compaixão.

Se você deseja desenvolver a sua empatia e ter negócios mais assertivos, além de obviamente manter o seu padrão vibratório elevado e em equilíbrio, o indicado é:

Comece exercitando a sua percepção. Quando você estiver conversando com alguém, sinta o que aquela pessoa está falando para você. Não coloque o julgamento, apenas sinta e observe.

Se pergunte: o que eu faria no lugar dessa pessoa? Ahn, fulano está chorando porque não está bem, terminou um relacionamento.

Não significa que eu preciso sentar e chorar junto com fulano. Não, não é isso, mas é eu ser compassiva e amorosa com a dor dela. Entendendo que aquilo é um momento, entendo as limitações emocionais da pessoa em relação a situação.

É olhar o próximo com olhar de amor e sem julgamento, apenas escutando, sem julgar ou criticar, apenas escutando, sentindo, acolhendo.

Para você que é um empata e que tem dificuldade nisso, dica dentro da dica 😛

Ao conversar com as outras pessoas, tenha a percepção do que é seu, e o que é do outro. O que isso significa? Fulano veio conversar comigo e está com problema no matrimônio. OK, sou compassiva e sou solidária a dor dela. Certo, sendo compassivo e solidária eu entendo que: ela está carregando uma cruz nesse momento, ela está passando por um pesar nesse momento. Porém isso vai passar.

Eu sendo solidária a dor dela o que eu posso fazer? Mas, eu posso ajudá-la escutando, eu não vou ajuda-la levando esse problema para minha casa.

Não vai ajudar ficar pensando sobre aquilo, sofrendo com aquele assunto. Porque? É uma energia a mais dentro da situação, ou seja, a situação começa a ficar mais conflitante ainda. Porque, além da pessoa estar sofrendo e jogando energia ali dentro daquela situação, o outro também está jogando a energia negativa em cima. É obvio, não intencionalmente, mas está enviando energia, e está causando um desequilíbrio maior ainda para o amigo.

Então qual a intenção dessa dica? É você entender o que é seu e que é do outro. Ajudamos o outro a passar pela prova, não passamos pela prova do outro. Só ajudamos o outro a carregar a cruz dele, mas quem carrega é ele. Nós só estamos do lado pegando na mão e mostrando o caminho.

Dica nº 2: como separar o que é seu e o que é do outro?

Uma das melhores maneiras, é observar como sua energia está antes de sair de casa. Primeiramente, perceba seu humor, como seu corpo se sente, quais pensamentos estão surgindo. Basicamente verificar seu estado emocional, mental e físico para ver como eles estão.

Então, quando você sai para o mundo misturando-se com todas as outras energias, e começa a sentir-se diferente, ou seu estado de repente muda inexplicavelmente, ou você sente sensações físicas desconfortáveis, assim, você sabe que está captando energias “externas”.

Mas para isso é preciso estar atento, desperto, olhando para dentro.


CONCLUSÃO

O que é empatia

A empatia é algo que precisa ser desenvolvido e precisa ser praticado com muito amor. Portanto, Só assim vamos conseguir ter uma sociedade mais tranquila. Só assim vamos conseguir ter uma vida mais tranquila, relações mais saudáveis e amorosas. A intenção é essa, ter relações mais saudáveis e amorosas, e a empatia te oferece isso. Então, você pode usar isso tanto para sua vida profissional, quanto para sua vida pessoal.

Gostou desse artigo? Então se inscreva logo abaixo, que eu irei te avisar por e-mail quando tivermos novidades como essa. Além de receber outros conteúdos exclusivos.

Conteúdos para despertar a consciência.

Melhore sua qualidade de vida! Fique por dentro das atualizações do blog. Inscreva-se grátis!>

Gratidão por você estar aqui. Muita luz em seu caminho.

Com AMOR Paula.

2 Comentários


  1. Demorou anos admito, mas pesquisa, entrevistas, visitas e contatos me ensinaram. A Força Motriz da egregora que tudo controla me despertou para esta realidade oculta…
    Eis o DNA do Caos.
    A Hipóstase dos Arcondes, foi um texto que fundamentou o Gênesis da bíblia. Lá Jeovah é a Serpente. Um ser Reptiliano. Talvez aí esteja a obsessão das tais 13 famílias manter o controle mental e social sobre as massas. Seja por medo, consumo ou entretenimento. Sabemos qual será o clímax das Tábuas da Geórgia. Restarão 500 milhões de privilegiados ou escravos para sempre. Por isso me pergunto, por que centenas de pessoas desaparecem todos os dias e milhares todos estes anos e ninguém se dá conta ou toca neste assunto? Ausência de empatia ou zona de conforto? Segue o roteiro.👏👏👏👏
    Sydemy júnior. Ex pastor, teólogo, tarologo e futuro escritor rsrsr sem vaidade aberto a todas as linhas de interpretação. Sempre ouvindo. Ensinando e Aprendendo. Saudações. 👍😌

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *